Biorreatores: um mini-curso em parceria com a SAEBB da UTFPR-DV

O que um biorreator pode impactar na sua vida?

Mesmo você não atuando na área de Bioprocessos com toda a certeza você necessita de biorreatores.

Os biorreatores são empregados na produção de diversos bioprodutos, desde a área de alimentos, cosméticos e saúde. Os exemplos mais comuns são vacinas e biofármacos, sendo o mais famoso a insulina.

Com isso, em 17 e 18 de maio de 2022 ofertamos em conjunto com o Prof. Francisco o mini-curso de Operação de Biorreatores na V Semana Acadêmica de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UTFPR, campus Dois Vizinhos.

Para produzir em escala industrial proteínas recombinantes é essencial a utilização de biorreatores. Mas o que de fato são biorreatores?

Biorreatores são equipamentos, de diversos formatos e acessórios, com a finalidade de desenvolver algum processo biológico, seja uma fermentação, reação enzimática ou cultivo de algum organismo de interesse. Desta forma, o uso e desenvolvimento de um biorreator é sempre focado em alguma aplicação, seja social, econômica ou tecnológica.

Durante o mini-curso foi feito um cultivo de E. coli, com uma cepa amplamente utilizada na empresa, para um cultivo experimental com a turma. Com condições padronizadas e inóculo previamente desenvolvido pela empresa, a turma pode observar e aprender na prática a operação de um biorreator com cepas usadas para produção de proteínas recombinantes.

Após o cultivo de 1 dia a turma pode observar o crescimento celular por turbidez em espectrofotômetro, bem como, comparar os dados com um mesmo cultivo que ocorreu em Shaker e com um meio de cultivo sem inóculo. Desta forma, complementando o conhecimento adquirido após a operação do biorreator.

Ademais, a Gene de Yebá agradece a parceria, pois o desenvolvimento sustentável é um de nossos valores, e com ele tem-se o apoio e incentivo a disseminação de conhecimento, no qual procuramos ser ativos. 

Por fim, sucesso para os futuros Engenheiros de Bioprocessos e Biotecnologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *